sábado, 17 de junho de 2006

Bem, galera... hoje, será um pouquinho diferente!


Normalmente, eu sou o Escrevinhador que aparece aqui uma vez a cada cinco semanas mostrando uma foto e citando uma musiquinha que servem de introdução para um conto qualquer escrito em cima da hora para dar um descanso do brilhantismo dos escrevinhadores anteriores, a fim de não se fazer pensar muito e, talvez, rir um pouco ou chorar. Desta vez, não tem figura, nem música. Hoje não tem conto algum. E hoje estou disposto a fazer pensar, sim! Mas vou continuar sendo direto, como sempre!


Eu nunca fui um fã ardoroso de futebol. Na verdade, nunca entendi a finalidade de ficar correndo atrás de uma bola com mais vinte e um machos num campo. Mas, como todo brasileirinho, joguei na infância. O fato de ser um perna-de-pau da pior marca e ninguém me querer junto em time algum me fizeram desistir de vez da empreitada, e fui atrás de coisas mais interessantes a mim, como papel, caneta, livros e uma boa piscina (natação é o que há!).


Mas, em épocas de copa do mundo, sempre surgia todo aquele clima... era ótimo quando não as aulas iam só até o meio da tarde, e o resto do dia estava liberado pra brincar com meus amigos. Depois do jogo, logicamente... Mas o mais legal era ver que todo mundo andava sempre junto, durante um breve tempo de jogos. Ali, todo mundo era brasileiro! Preto, amarelo, vermelho, branco, porteiro, empresário, playboy, vagabundo, mendigo... no final das contas, todos somos brasileiros, unidos num objetivo comum: defender nossa suposta supremacia no esporte chamado futebol.


E então, bastaram quatro anos para que eu pudesse aprender mais sobre o mundo e dizer: QUE GRANDE MERDA!


É época de copa, é o maior oba-oba, somos todos brasileirops e estamos vestidos de verde-amarelo... uma beleza, não? Até eu, que ODEIO assumidamente a cor amarela, não consigo evitar de usar, pelo menos, uma fitinha com a cor amarrada ao pulso ou pinçada à camiseta. Mas quero ver quem tem a coragem de me responder a duas perguntas:

  • Você abraçaria aquela pessoa que você abraçou comemorando o campeonato, o bi, o tri, o tetra ou o penta e nunca mais viu se o/a visse num dia qualquer na rua?
  • Você usaria todo este aparato verde e amarelo (azul e branco, embora também haja na bandeira, não vale citar, por serem menos usados nessas ocasiões e por serem usados demais no dia-a-dia) num dia qualquer como, por exemplo... vamos citar uma data específica... num dia 26 de agosto?

.
..
...
....
.....
(grilos)

NINGUÉM???
"Oh, eu não acredito!..."

Mentira, gente... Eu já imaginava que a resposta seria essa.

Sei bem que, se o contigente de comentários continuar o mesmo para os textos que são escritos neste blog, eu provavelmente serei cruxificado ou taxado de "anti-patriota" e todo o "diabo a quatro" mais... e, honestamente, não estou dando a mínima. E por que esta revolta? Porque simplesmente brasileiro é patriota de butique.

Patriota de butique, sim!... Vem cá, ô, colega... sim, eu estou falando com VOCÊ, mesmo... por acaso, você já sabe em quem você vai votar nesta eleição? Não? Ainda nem pensou no caso? Realmente... o hexacampeonato é muito mais importante que essa besteira de política, digaê... Afinal, todos os outros times são tetra... se um se tornar penta, o que será de nós como maior potência? Onde ficará o nosso orgulho?

Gente, torcer é bom e faz um bem danado pro ego, sei muito bem. Eu também torço, não sou de ferro. Mas ter a cabeça no lugar é muito mais importante! Um título de futebol é só um título de futebol, mais nada! Vocês têm assistido ao horário político nos últimos anos? Eu sei, eu sei... é muito chato, quando a novela das oito (nove!) já poderia estar no ar... Eu, mesmo, não consigo ver mais de dois minutos! Mas se todos assistíssemos, veríamos a quantidade de absurdos que são jogados na nossa cara - E A GENTE AINDA VOTA NOS CRIADORES DE TAL COISA!

Galera, cidadania não está em se vestir de verde e amarelo durante um mês pra depois passar os próximos três anos e 335 dias querendo ser norte-americano ou europeu e fingindo que não tem o pé na senzala! Só quero que se lembrem de uma coisa... Ronaldinho, Ronaldo, Kaká... todos estes que estão lá recebem cerca de vinte e três reais POR MINUTO. Você, que tem um trabalho comum, não recebe nem UM CENTAVO por este tempo.

"O Brasil se tornou hexa! - IUPIIIII!!!"; "Meu cartão de crédito, foi saldado?" - Não, meu querido... enqüanto você está parado/a aí na frente da tv, as coisas andam no Senado, nos Congresso, nas Câmaras, nos Palácios espalhados pelo País... a vida segue e a gente só percebe a tela cheia do verde do gramado vizinho, que nem é tão verde assim, de tanto frio... pensem bem...

E TENHO DITO!

E, além do mais, se esta seleção continuar jogando de salto alto como no primeiro jogo, nem das oitavas vai passar...



Meu mais sincero pesar à família do Bussunda, um dos meus grandes ídolos de infância e adolescência e referência no humor ácido e escrachado... agora, no Casseta, sempre estará faltando algo...

Um grande abraço pro compa Luiz, mandando toda a força pra tudo o que ele precisar, mesmo estando a quatro horas de avião e mais umas três de buses.

7 comentários:

Anônimo disse...

é... companheiro... entendo vc... de verdade! Mas... curto um "anestésico" de vez em quando! Mas, sempre consciente de como são as coisas no mundo real. Não me maravilho com esse ufanismo de boutique. Isso é balela! Futilidade... Estou fazendo minha arte, tentando mudar algumas coisas de maneira concreta e prática. Acho que é por aí... rs... Grande abraço!

Anônimo disse...

É isso aí mermão... Sou obrigado a discordar de suas palavras... Tbm acho que o futebol aliena algumas pessoa, mas não todas... Hohje o universo de informações que recebemos, não no spermite sermos totalmente alienados... E, não adianta querer ir contra o futebol... É uma paixão nacional... E eu, como bom brasileiro, tbm sou um apaixonado... MAs sempre com um sinal de alerta preparado para dispara a qualquer sinal de alienação... Relaxe e curta o hexacampeonato que com muita dificuldade, muito sacrifício deverá vir...
Um abraço, companheiro Escrevinhador...


P.S.: Seu telento é tão grande quanto qualquer outro... Ninguém é melhor que ninguém... Somos apenas diferentes...

Anônimo disse...

Tom, concordo com você, mas não em tudo. Você falou maravilhosamente bem nesse post de hoje. Concordo que muita gente tá aí preocupada com a copa, se o Brasil vai trazer mais uma estrela, e provavelmente não lembram que em outubro tem eleição, tem Lula. Ahhhh aquele mesmo Lula que deu a maior força pra seleção???? Um voto a mais pra ele de muitos que assistiram essa cena (ridícula por sinal). Ele, como muitos outros presidentes (???) está muito preocupado com a performance de Ronaldo... Afffff chega de falar sobre isso que me dá raiva. Eu particularmente posso dizer que não sou uma alienada. Busco meu lugarzinho ao sol e tou por aqui torcendo pela seleção. Mas ao contrário de muitos se ganhar POXA QUE MASSA, se perder POXA QUE MASSA. Só estou curtindo. Que vença o melhor...
Bussunda, realmente deixou muita saudade =( era o que eu mais gostava, posso até dizer que o único que gostava. Beijão TOM

Anônimo disse...

verdadeiramnete sem tempo de le tudo
so li o inicio que mais uma vez foi suficiente p me contagiar e me fazer prometer a vc q eu ainda volto e leio tudo!
abraço

Anônimo disse...

poxa... eu curto futebol pra caramba... com certeza o país KENIA ou QUENIA pára quando rola são silvestre pro aqui, por que é o país que se destaca no esporte, né... da mesma forma que Cuba deve parar pra ver o volei... e assim vai... o Brasil para pra Copa do Mundo... acho um evento super importante... claro que nem tudo corre como deveria e tal, mas sei lá, o espírito esportivo nos faz bem... não concordo, nem discordo do que vc está dizendo... ninguém paga nossas contas, sendo hexa, hepta, tetra ou o que for... entendo... mas ninguém paga de qualquer maneira... uaehaeuhaeuhaeuhaeuheauheauhea
abração do gi@co

Anônimo disse...

Olá, Passando p/nos apresentar, conhecer novos blogs, fazer novos amigos e te convidar a visitar nossa casa, que está sempre de portas e janelas escancaradas p/receber novos visitantes!! Acabamos de entrar p/ o CDB e é um grande prazer estar aqui! Parabéns pelo bom gosto, tudo mto bonito por aqui! Ótimo jogo e final de semana, te esperamos lá em casa heim? Bjs, Luz&Esperança

Anônimo disse...

Bom, gosto de troccer pelo Brasil, na copa, mas tenho que confessar que fui, e ainda sou, um perna-de-pau no futebol. Todavia, isso nunca me fez ficar "desligado" do que acontece no cenário nacional, até porque estamos (minha categoria) engajados numa luta por campanha salarial (PCS) que tudo indica que foi aprovada agora, nesta época de copa do mundo...

Aqueta
aqueta.zip.net