sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

sonhos sonhos são


HORIZONTE ESCURO SE AVIZINHA. Procuro sua mão, não encontro. Coração em disparada. Lembro-me de Geraldo Vandré, perambulando louco pelas praças de São Paulo, depois de tanto pau-de-arara. Nem tudo são flores. O tempo voa, já diria um poeta futuro. A voz da aeromoça no alto-falante avisa que pousaremos para escala em questão de minutos. “Ponham os cintos, por favor”. Então me lembro de onde estou. Horizonte escuro. Sobre algum país da América Latina. Um frio percorre a espinha. Então temo pelos oprimidos hermanos. Meu país fictício não passa de uma ilha nesse universo em castelhano. Estará o aeroporto tomado por guerrilheiros? Ou militares? Não importa. Quase sempre é a mesma merda. No fundo, no fundo, toda luta é pelo poder. Por mais poder. Procuro respostas, nada. Já está tudo escrito. Em algum lugar. Talvez seja destino, esse que nos une em vôo cego. A palma da tua mão não tem linhas. E nunca sei por onde você anda. “Cuidado, qualquer esquina é um perigo!”. Inquieto, me remexo. Despejo pragas numa língua estrangeira por algum incômodo momentâneo. Não sei mais que língua é essa. Nem sei o que tenho falado. Procuro ser ouvido, esforço em vão. Meu passo trôpego denuncia uísque em excesso. O cachorro engarrafado do Vinícius. Embevecido por uma beleza quase platônica, conduzo-lhe pelo Muro das Lamentações, pela Muralha da China, pelas moradas dos faraós embalsamados. Encalacrado, reteso-me ao tentar sair desse turbilhão de sensações. Força inútil. Cantarolo uma canção do Chico, pra disfarçar o nervosismo: “Que sonho é esse de que não se sai / E em que se vai trocando as pernas / E se cai e se levanta noutro sonho”. Quando foi mesmo que comecei a ouvir Chico Buarque? Já nem me lembro. Talvez na época dos movimentos estudantis. Quando lhe conheci. Tínhamos o sonho de mudar o Brasil. E fazíamos planos, vários planos. Mas o país mudou pra pior. Então fotografo mais uma vez o horizonte escuro. Na turbulência, sinto e sei que é sonho. Não porque me vejo livre. Não porque nosso avião parece rumar a um lugar seguro. Mas porque na verdade você já não me quer. E pra ser mais correto, você nunca existiu. Foi só desejo. Abro os olhos. “Escuro aqui fora”. O mundo é sempre mais leve nos sonhos. A madrugada ainda nem chegou, quando o carcereiro conta entre grades que a Lei da Anistia foi sancionada naquela tarde de agosto. Talvez seja sonho. Mas é sempre bom voltar. Não importa de onde.


wallace puosso

7 comentários:

Flávio Perina disse...

Falaí, mermão escrevinhadô. Tudo em riba??? Muito bom seu texto... Adoro esse tipo de crônica/conto, que nos remeta a um passado recente que não pode ser esquecido, jamais. Discordo apenas de alguns poucos pontos que, se quiser, podemos dicutir por e-mail. Um grande abraço e parabéns, acho que Escrevinhadores está caada vez melhor... Um abraço...

Anônimo disse...

Eu não cheguei a tempo para acompanhar este tempo - nasci nos anos finais, quando me vi gente, já estava na era Collor!
E não vou mentir, pouco sei sobre a ditadura militar (vergonha, mas verdade).
Mas, agora, com este texto, me veio uma reflexão... um sonho também não seria uma forma de prisão?
braço!

Anônimo disse...

Sensações. Comovente. O País que se confunde com uma mulher. O retorno de tantos. Outro dia vi a chegada do Irmão do Henfil - acho que em Arquivo N, Globonews. Comovente. O coro cantava. Emocionante!

Unknown disse...

Oi Escrevinhador, o post do meu blog (que vocês não entendeu é a continuação de uma série, cujo objetivo é o dee publicar uma porção do catecismo de heidelberg, no primeiro post da série há uma explicação sobre o que é e o que representa! vale a pena gastar alguns minutinhos lendo, de qualquer forma é um prazer tê-lo em nosso espaço! abraços!

Anônimo disse...

Enquantos podemos continuar sonhando, existe a oportunidade de tudo mudar. O sonho nos transporta pra um lugar onde a perfeição existe. Onde tudo dar certo. Sei que fizemos pouco e o Brasil necessita de muito, mas o que faremos se deixarmos de acreditar? Eu acredito!
Adorei o texto, Adorei o Blog. parabéns!! Beijos

Anônimo disse...

Hummm, perdi a ditadura militar (que bom, né).

Uma viagem esse texto Wallace, muito bacana!

Um grande beijo

Anônimo disse...

Amigos
Vocês me convidaram e aqui estou, vim, vi, gostei. Esse texto remeteu-me à minha adolescencia, juventude, época do ufanismo Brasil: ame ou deixe-o, é melhor não falar duas vezes.... Concordo o bom é voltar, não importa de onde, ainda que nunca tenha ido a lugar algum.
grande abraço, e obrigado pela visita ao meu blog, a casa é nossa.
andrade jorge